Programação de usinagem CNC
Os sistemas CAM tiveram um desenvolvimento significativo ao final da década de 1970. Na década de 1980 iniciou-se a implantação industrial, permitindo a programação de máquinas CNC via software, empregando a integração
CAD-CAM; entretanto com grandes limitações.
Evolução dos sistemas CAM:
Inicio da década de 1990 o desenvolvimento de hardware e software permitiu que os sistemas CAM pudessem ser executados em computadores pessoais, tornando-se mais acessíveis à indústria. (Erros nas trajetórias eram comuns, quando não detectados, podiam danificar o trabalho (invadir a peça), danificar a ferramenta ou até mesmo a máquina).
• Final da década de 90 mesmo utilizando computadores sofisticados, era comum encontrar cálculos de trajetórias com mais de 8 horas de duração. O computador executava os cálculos durante a noite , no dia seguinte, os programas estavam calculados.
Atualmente,
os tempos de processamento estão reduzidos, viabilizando, inclusive, a possibilidade de se estudar diferentes trajetórias para realizar uma usinagem específica.
•
O software calculava as trajetórias apenas para geometrias convencionais de ferramenta de corte. Atualmente, uma gama de geometrias de ferramentas estão disponíveis para cálculo das trajetórias. A variedade de trajetórias de ferramenta era extremamente limitada. Existiam