Programação Comercial - Os principais diagramas da UML
Além de fornecer a tecnologia necessária para apoiar a prática de engenharia de software orientada a objetos, a UML poderá ser a linguagem de modelagem padrão para modelar sistemas concorrentes e distribuídos. Utiliza-se de um conjunto de técnicas de notação gráfica para criar modelos visuais de software de sistemas intensivos, combinando as melhores técnicas de modelagem de dados, negócios, objetos e componentes. É uma linguagem de modelagem única, comum e amplamente utilizável.
É necessária a elaboração completa de um dicionário de dados, para descrever todas as entidades envolvidas, refinando, com isso, os requisitos funcionais do software.
A Linguagem Unificada de Modelagem possui diagramas que são usados em combinação, com a finalidade de obter todas as visões e aspectos do sistema. Diagrama de Classes
Representa uma coleção de classes e seus inter-relacionamentos.
Diagrama de Caso de Uso
Representa o conjunto de comportamentos de alto nível que o sistema deve executar para um determinado ator. É o diagrama mais simples, e não há necessidade de grandes detalhamentos.
A figura ao lado ilustra um caso de uso geral, mas é recomendado que eles sejam desenvolvidos para cada cenário. As setas de includes e extends, indicam, respectivamente, obrigatoriedade e opção de se realizar determinada ação.
Diagrama de Colaboração
Representa uma coleção de objetos que trabalham em conjunto para atender algum comportamento do sistema.
Diagrama de objetos
Representa um retrato,