Programas Educacionais e a Gestão da Educação Básica no Brasil
PROGRAMAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
Disciplina: EDG02 Realidade escolar e Trabalho Pedagógico
Professor: Msc. Marcelo Donizete da Silva
Nome(s) cursista(s): Valéria Aparecida Tonhela Rocha
Polo - João Monlevade
2014
Programas Educacionais e a Gestão da Educação Básica no Brasil
A gestão escolar é um processo complexo e diferente de outras formas de administração, pois tem características próprias que não leva só em conta o campo intra-escolar , mas também todos os fatores extraescolares que interferem, facilitando ou dificultando todo o processo, pois segundo Dourado (2007, p.922): “É fundamental não perder de vista que o processo educativo é mediado pelo contexto sócio-cultural, pelas condições em que se efetiva o ensino aprendizagem, pelos aspectos organizacionais e, consequentemente, pela dinâmica com que se constrói o projeto político pedagógico e se materializam os processos de organização e gestão da educação básica”.
De acordo com Dourado (2007,p.922) é preciso buscar aprender os limites e possibilidades à gestão das políticas educacionais propostas no âmbito federal, estadual e municipal, de modo a fornecer elementos para a compreensão dos processos de regulamentação e financiamento, bem como os arranjos institucionais que contribuem para a materialidade das políticas de gestão e organização educacionais no Brasil.
A educação entendida como um processo amplo de socialização da cultura produzida pelo homem, as suas políticas devem então estar centradas em torno dos objetivos da comunidade escolar na qual a escola está inserida e a quem ela serve, o aluno.
As politicas públicas educacionais no Brasil têm sido marcadas historicamente pela descontinuidade dos programas, que servem aos governantes, sem compromisso real com uma educação de qualidade. A falta de planejamento à longo prazo na gestão e organização, formação