PROGRAMAS DE SAÚDE - ANÁLISE CRÍTICA
GISELE TEIXEIRA DE OLIVEIRA ANDRADE
R.A. 1164688
PROGRAMAS DE SAÚDE - ANÁLISE CRÍTICA
ATIVIDADE PORTIFÓLIO
Atividade referente à disciplina de Psicologia aplicada a saúde, sob orientação da professora
Keiko Maly G. Davila Bacarji
BELO HORIZONTE
2015
* http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/acoes-e-programas
INTRODUÇÃO
Através da pesquisa do vários dos tipos de programas de prevenção de saúde, escolho o programa Mais Médicos para realizar uma análise crítica sobre seu funcionamento e faço algumas sugestões de melhorias para o mesmo.
* http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/acoes-e-programas
DESENVOLVIMENTO
De acordo com o Ministério da Saúde, abaixo, estão relacionados e descritos os programas de prevenção a saúde existente na atualidade no Brasil.
Provab
O programa leva mais médicos para mais perto da população. Amplia a assistência principalmente aos usuários do SUS que ainda têm dificuldades para acessar serviços e profissionais de saúde. Com isso, as desigualdades regionais relacionadas à presença e permanência de profissionais de saúde são reduzidas.
Academia da Saúde
Lançado em abril de 2011, o Programa Academia da Saúde estimula a criação de espaços públicos adequados para a prática de atividade física e de lazer. O objetivo é contribuir para a promoção da saúde da população.
Saúde da Família
O objetivo do Saúde da Família é atuar na manutenção da saúde e na prevenção de doenças, alterando, assim, o modelo de saúde centrado em hospitais. Criado em 1993, o programa já atende 103 milhões de pessoas.
Mais Médicos
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhorias no atendimento aos usuários do SUS. Com a convocação de profissionais para atuar na Atenção Básica de municípios com maior vulnerabilidade social e DSEIs, o Governo Federal garante mais saúde para o brasileiro.
Melhor em casa
Lançado em 8 de novembro de 2011, o programa amplia o atendimento domiciliar aos brasileiros no Sistema Único