programas de prevenção
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar todo o programa de prevenção de riscos ambientais, representado também por PPRA, que visa à prevenção da saúde e integridade dos trabalhadores através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle da ocorrência de riscos do ambiente. O programa de prevenção deve ser desenvolvido pela empresa tendo a participação do trabalhador e sendo de total responsabilidade do empregador e não importa o grau de risco ou o numero de empregados. Os riscos são os agentes químicos, físicos e biológicos que existem no ambiente de trabalho. A norma que estabelece a elaboração do PPRA é a norma regulamentadora NR9. A prevenção pode ajudar a antecipar possíveis riscos de doenças e acidentes de trabalho que podem ocorrer no ambiente laboral, e riscos no ambiente.
Palavras-chaves: Riscos ambientais; Acidentes; Saúde; Segurança.
1 INTRODUÇÃO
Quando elaboramos um programa de prevenção deve-se lembrar de que uma empresa de pequeno porte não é simplesmente uma empresa de grande porte em miniatura sendo assim os programas de prevenção devem ser minuciosos e com grande elaboração, conforme a realidade da empresa e dos funcionários, assim como riscos ambientais também devem ser considerados mesmo em pequenas empresas, e a reação do comportamento humano naquela empresa.
A elaboração de programa de prevenção deve conter elementos básicos que deve ser considerado, seja na pequena, media e grande empresa. São eles: Técnicas de segurança, direção, responsabilidade, inspeção de segurança, sistema de registro de acidentes e investigação de acidentes. Sendo clara a responsabilidade de cada um dentro de cada programa de prevenção, e deve ser assumida pelas pessoas envolvidas, tendo avaliação constante de todos os elementos.
A responsabilidade do Programa de Prevenção é única e total de responsabilidade do empregador, devendo ainda