PROGRAMAS DE CAD PARA A REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS
Rafaela da Silva Oliveira2
César Chaves3
RESUMO
A Arquitetura, bem como qualquer área do conhecimento, está sempre passível de mudanças; seja em técnicas adquiridas ao longo do tempo, seja por adaptação ao meio. Percebe-se, portanto, que isso é algo inerente ao ser humano, pois esse está sempre sujeito à inovação - por ser um ser mutável. Dessa forma, é perceptível observar-se uma alteração no método de concepção de um projeto arquitetônico, bem como a forma de representação desse. As técnicas, ao longo dos anos, mudaram para melhor adaptar-se à nova era digital em que surgiu e está progredindo. De forma nítida, é fácil ver uma transição na forma como o desenho de arquitetura é representado. Inicialmente, esse era feito à mão e sobre o papel; hoje em dia, porém, a arquitetura contemporânea é a concretização das técnicas digitais que permitem a concepção de projetos com altos níveis de complexidade.
Palavras-chave: Técnicas. Era digital. Arquitetura contemporânea. Projeto arquitetônico.
1 INTRODUÇÃO
É fácil perceber que desde a Revolução Industrial, nos séculos XVIII e XIX, uma mudança imensa ocorreu nas diversas áreas de produção, fazendo que todas as técnicas adquiridas até então se tornassem obsoletas. Grande parte das manufaturas foi substituída pelas maquinofaturas, fazendo surgir um alto índice de desempregos ou forçando os empregados a se submeterem às péssimas condições de trabalho e a uma remuneração abaixo do merecido. Porém, com a Revolução, muita coisa melhorou. As diversas áreas do conhecimento adquiriram um grau elevado ajudando no potencial e na melhoria dos produtos.
Na Arquitetura, isso também ocorreu. Com o avanço das técnicas, dos computadores, dos programas, enfim, da tecnologia em si, muita coisa melhorou. Diversos programas computacionais de projeções, desenhos, modelagens e projetos arquitetônicos - como, por exemplo, o CAD - surgiram para melhor atender as necessidades