Programas de auditoria para contas do ativo
Manhuaçu
2012
CENTRO EDUCACIONAL DE MANHUAÇU - CEM
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
Daniela Alves dos Reis Silva
Manhuaçu
2012
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
INTRODUÇÃO
Para a contabilidade, os princípios constituem o alicerce, as vigas que dão base e sustentam a veracidade e a universalidade dos documentos contábeis. O atributo da universalidade se refere à Ciência da Contabilidade no seu todo. Seus princípios, seu objeto, valem para todos os patrimônios, independentemente das Entidades a que pertence.
Os princípios simplesmente são e, portanto, preexistem às normas, fundamentando e justificando a ação, enquanto aquelas a dirigem na prática. No caso brasileiro, os princípios estão obrigatoriamente presentes na formulação das Normas Brasileiras de Contabilidade, verdadeiros pilares do sistema de normas, que estabelecerá regras sobre a apreensão, o registro, relato, demonstração e análise das variações sofridas pelo patrimônio, buscando descobrir suas causas, de forma a possibilidade a feitura de prospecções sobre a entidade e não podem sofrer qualquer restrição na sua observância.
Os princípios, na condição de verdades primeiras de uma ciência, jamais serão diretivas de natureza operacional, característica essencial das normas – expressões de direito positivo, que a partir dos princípios, estabelecem ordenamentos sobre o “como fazer”, isto é, técnicas, procedimentos, métodos, critérios etc., tanto nos aspectos substantivos, quanto nos formais. Dessa maneira, alcança-se um todo organicamente integrado, em que, com base nas verdades gerais, se chega ao detalhe aplicado, mantidas a harmonia e coerência do conjunto.
Os Princípios Fundamentais da Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência