Programando em c
4
P RIMEIROS PROGRAMAS
Nesta aula aprenderemos a codificar nossos primeiros programas na linguagem C, tomando contato com a estrutura sequencial de programação e com funções de entrada e saída.
4.1 Digitando
Abra o seu Emacs, pressione C-x C-f , digite em seguida um nome para seu primeiro programa, como por exemplo primeiro.c, e então digite o seguinte código. Programa 4.1: Primeiro programa.
#include int main(void) { printf("Programar é bacana!\n"); return 0; }
Depois de ter digitado o programa, pressione as teclas C-x C-s para salvá-lo em um diretório adequado da sua área de trabalho. Na linguagem C, letras minúsculas e maiúsculas são diferentes. Além disso, em programas na linguagem C não há distinção de onde você inicia a digitação das suas linhas e, assim, usamos essa característica a nosso favor, adicionando espaços em algumas linhas do programa para facilitar sua leitura. Essa adição de espaços em uma linha é chamada recuo ou indentação. No Emacs, você pode usar a tecla Tab para adicionar indentações de forma adequada. Veremos que a indentação é uma prática de programação muito importante.
4.2 Compilando e executando
Abra um terminal onde possa digitar comandos, solicitando ao sistema operacional que os execute. Então, compile o programa 4.1 com o compilador gcc:
prompt$ gcc primeiro.c prompt$
43
4 P RIMEIROS PROGRAMAS
44
Depois disso, o programa executável a.out estará disponível para execução no mesmo diretório. Assim, é só digitar a.out (ou ./a.out) para ver o resultado da execução:
prompt$ ./a.out Programar é bacana! prompt$
O nome a.out é um nome padrão que o compilador gcc dá aos arquivos executáveis resultantes de uma compilação. Em geral, atribuímos um nome mais significativo a um programa executável, como por exemplo o mesmo nome do programa na linguagem C, mas sem a sua extensão. No exemplo acima, o programa executável associado tem o nome primeiro. O compilador gcc pode gerar um executável dessa forma