Programa águas do rio são francisco: uma análise de um projeto interdisciplinar
Programa Águas do Rio São Francisco: Uma análise de um projeto interdisciplinar.
Cristyano Ayres Machado ; Antenor de Aguiar Oliveira Netto Ariosvaldo Antônio Tadeu Lucas , Inajá 4 5 Francisco de Sousa , & Marinoé Gonzaga da Silva.
1 2 3
RESUMO: A bacia hidrográfica do rio São Francisco é importante para o país pelo potencial hídrico passível de aproveitamento e por sua contribuição econômica para a região. Esta Bacia abrange 639.219 km2 de área de drenagem, tem 2.700 km de extensão. A situação atual da bacia apresenta alguns desafios principais pertinentes. Os recursos naturais devem ser utilizados de forma a não comprometer as atuais condições do equilíbrio planetário e gerações futuras. Este artigo propôs-se á relatar um pouco sobre a gestão dos recursos hídricos, fundamentado nos resultados do Programa Águas do São Francisco que busca promover e capacitar profissionais para a compreensão e incorporação dos conhecimentos de diversas áreas sobre água e propor meios didáticos para que se dissemine este conhecimento, ofertando os meios legais para que ocorra uma gestão integrada dos recursos hídricos e do meio ambiente do baixo São Francisco. Conclui-se através da análise do material produzido nesse projeto para que o gerenciamento de recursos hídricos aconteça a partir da bacia hidrográfica, sendo mais eficaz à medida que se incorpora a participação de usuários, pessoas ligadas ao comitê de bacias, com promoção de políticas públicas e treinamento de gerentes com uma visão ampla tecnológica de problemas sociais e econômicos.
Palavras-chave: Água, Recursos Hídricos, São Francisco.
INTRODUÇÃO O Programa Águas do São Francisco tem como objetivo primordial, capacitar profissionais para a compreensão e incorporação dos conhecimentos de diversas áreas sobre água e propor meios didáticos para que se dissemine este conhecimento, ofertando os meios legais para que ocorra uma