Programa trainee
Nos dias de hoje o mercado é bastante competitivo e as empresas precisam ser muito criativas para ter a preferência dos clientes. Um dos aspectos mais importantes é a questão da qualidade dos seus profissionais.
Passamos por um momento em que a lucratividade é o enfoque principal das empresas, mas também existe preocupação com a qualificação profissional. Para uma organização que adota este conceito, a profissionalização é uma estratégia vital ao cumprimento de sua missão.
Na distribuição deste trabalho procuramos apresentar a importância do Programa Ttrainee, analisando aspectos fundamentais do trainee e as vantagens deste. Escolhemos para apresentar como modelo, o programa Novos Talentos para Trainee Santander.
BASE CONCEITUAL
PROGRAMA DE TRAINEE
Esse programa surgiu nos Estados Unidos na época do pós-guerra (anos 1950 e 1960), quando as organizações americanas cresceram em ritmo bastante acelerado. Esse sistema consistia em constantes promoções e aumentos salariais, provocando aceleramento significativo de carreira. Servia, também, para os executivos estabelecidos na organização identificassem os novos líderes, pois, com tantas promoções devido ao crescimento organizacional, tornava-se difícil conhecer os novos gerentes rapidamente.
Era um sistema que, dado seus benefícios, proporcionava altos índices de retenção de profissionais, pois, como se pode ver, o contexto permitia carreira de longo prazo e constantes desafios. Além disso, permitia recrutar os melhores profissionais nas mais importantes universidades daquele país.
O Programa de Trainee no Brasil teve sua massificação nos anos 1980 e 1990, dada à necessidade das empresas brasileiras contarem com quadros de profissionais de qualificação diferenciada para competir nos mercados, principalmente após a desregulamentação do mercado nacional nos anos 1990, quando as empresas nacionais sofreram com a entrada de produtos mais baratos e precisaram se repensar em termos de produtos,