Programa saude da familia
A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
O Programa Saúde da Família que se consolidou como estratégia prioritária para a reorganização da Atenção Básica no Brasil, o governo emitiu a Portaria Nº 648, de 28 de Março de 2006, onde ficava estabelecido que o PSF é a estratégia prioritária do Ministério da Saúde para organizar a Atenção Básica — que tem como um dos seus fundamentos possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade, reafirmando os princípios básicos do SUS: universalização, equidade, descentralização, integralidade e participação da comunidade - mediante o cadastramento e a vinculação dos usuários. De acordo com o princípio da integralidade, o PSF deve ofertar prioritariamente assistência promocional e preventiva, sem, contudo descuidar da atenção curativa e reabilitadora.
Essa discussão foi colocada em pauta para os estudantes de Serviço Social na realização do Simpósio de Serviço Social sobre o tema - - -, realizado entre os dias - - -, do qual o tema ---- especificamente foi explanado em ----.
Fizeram-se presente na mesa redonda as profissionais: Helena (Assistente Social); Sofia Pacheco (Psicóloga); Danilla Caldas (Nutricionista); Eliane (Enfermeira) as mesmas discorreram sobre o PSF (Programa Saúde da Família) e o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) no âmbito da atuação desses profissionais dentro da equipe multiprofissional e de que forma se da essa responsabilidade compartilhada.
Para a reorganização da atenção