PROGRAMA SA DE DA FAM LIA
O que é PSF?
É uma estratégia que prioriza as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, dos indivíduos e da família, do recém- nascido ao idoso, de forma integral e contínua.
Objetivo
Reorganizar a prática assistencial em novas bases e critérios, em substituição ao modelo tradicional de assistência, orientado para a cura de doenças, e centrado principalmente na prática hospitalar.
O desafio central do programa é mostrar sua capacidade de integração com serviços locais de saúde bem estruturados, redefinindo qualitativamente seu modelo de atuação, mostrando que. Ao contrario de simplificação, é um alargamento da atenção primária à saúde em direção à incorporação de práticas preventivas, educativas e curativas mais próximas da vida cotidiana da população e, principalmente, de seus grupos vulneráveis.
Objetivos Específicos
Prestar assistência integral à família na Unidade de Saúde e no domicílio.
Eleger a família como núcleo básico de abordagem no atendimento à saúde.
Humanizar a prática em saúde.
Contribuir para a democratização do conhecimento do processo saúde –doença de organização de serviços e da produção social da saúde.
Retrospectiva Histórica
Criação SUS- legislação de 1988;
PACS – 1991- enfoque na família;
PSF-1993-portaria nº692
Implantação a partir de 1994,graças ao sucesso dos PACS;
Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de pessoas (2.400 a 4.500 pessoas no maximo), localizadas em uma área geográfica delimitada.
Princípios de uma unidade de saúde da família
Caráter substitutivo- das práticas convencionais por um novo modelo de trabalho, centrado na vigilância à saúde. Integralidade e Hierarquização- atenção básica, com rede de serviços que atenda a atenção integral aos indivíduos e famílias.
Territorialização e adscrição da clientela- trabalha com território de abrangência e é responsável pelo cadastramento e acompanhamento dessa população.
Equipe Multiprofissional – mínimo 01 médico,