Programa revizee: técnicas de pesca
Coordenador: Prof. Bruno Meurer
USU - 2012
PROGRAMA REVIZEE
Criado em 1997, o Programa de Avaliação dos Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva tem como objetivo garantir a preservação e reestabelecimento (se necessário) da biomassa e demais recursos existentes em sua ZEE através de medidas de gestão possibilitadas por pesquisas científicas. Desse modo, assegura-se uma administração do Estado brasileiro mais eficaz em relação aos recursos marinhos situados na ZEE, indispensáveis para o sustento e economia do país. Como medidas implantadas e algumas de suas consequências, pode-se citar a fixação e fiscalização de capturas permissíveis dos recursos vivos da ZEE, contribuindo para que os recursos vivos não sejam ameaçados por excesso de captura. Com o Programa, também está sendo proporcionada a qualificação de profissionais da área científica, mais especificamente do setor marítmo e pesqueiro, e a modernização e diversificação do setor de pesca nacional.
MÉTODOS DE PESCA UTILIZADOS PELO PROGRAMA
Rede de Arrasto
Caracteriza-se por ser grande, cônica e é arrastada por uma embarcação. Devido à sua estrutura e a maneira como estão integradas à rede, as portas de arrasto mantêm-lhe a rede aberta à medida que se move na água.
A corda superior é equipada com boias que formam a abertura superior. A corda inferior apresenta pesos e forma a abertura inferior. A embarcação é equipada com aparelhos ultrassônicos para localizar e identificar espécies.
As redes de arrasto pelágicas podem entrar em contato com o fundo do oceano, contudo, seus pesados cabos e portas metálicas são mantidos afastados do fundo, evitando causar danos ao habitat bentônico.
A pesca com tal rede é um método seletivo, uma vez que elas podem ser manipuladas de forma a minimizar a captura acidental de peixes de outras espécies.
Quando um cardume da espécie desejada é localizado, arrasta-se a rede em sua