Programa para somar 2 números
O programa seguinte pede ao utilizador para introduzir dois números e apresenta no ecrã a respectiva soma.
#include
main() { int a, b, s;
printf("Introduza um número:\n"); scanf("%d", &a); printf("Introduza outro número:\n"); scanf("%d", &b); s = a + b; printf("A soma de %d com %d dá %d\n", a, b, s); }
Ao ser executado, o programa vai fazer o seguinte (o que aparece em bold é escrito pelo utilizador):
Introduza um número: 7 Introduza outro número: 18 A soma de 7 com 18 dá 25
Explicação do programa.
Tal como nos exemplos anteriores, o programa começa a ser executado depois da palavra main(). O programa começa por declarar três variáveis do tipo inteiro:
int a, b, s;
Podem pensar numa variável como se fosse uma caixa que pode ter um valor lá dentro.
As variáveis correspondem a localizações na memória do computador. Cada variável tem um tipo de dados associado. No exemplo acima, as 3 variáveis são do tipo inteiro. Isso é especificado com a palavra int no início da declaração das variáveis. Ao declararmos uma variável do tipo int, estamos a dizer ao computador que o conteúdo da variável vai ser um valor inteiro (por exemplo, 75).
Depois da declaração das variáveis, o programa tem 6 instruções, que são executadas sequencialmente uma após outra. A primeira instrução é um printf tal e qual como vimos na aula passada. Depois do primeiro printf vem a instrução:
scanf("%d", &a);
O scanf() é a instrução que permite que o utilizador introduza dados através do teclado. A instrução tem um aspecto feio, mas não se assustem.
O scanf() tem 2 argumentos (2 partes) separados por uma vírgula. O primeiro argumento aparece entre aspas, e especifica o tipo de variável que vem a seguir. No exemplo temos "%d", que corresponde ao tipo de