Programa nacional do livro didático
PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA
A DISTÂNCIA NA
AÇÃO DO FNDE
FORMAÇÃO PELA A ESCOLA
TUTORA: MARIA MARLY MOURA DA SILVA
CURSISTA: ALEXANDRE LUCENA DOS SANTOS
PROJETO
CONCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE NA CONSERVAÇÃO E DEVOLUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO
NATAL/RN
OUTUBRO/2013
PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO
1. COLETA DE DADOS
O PNLD (programa nacional do livro didático) tem buscado exercer a cada ano que se passa melhorias no seu desenvolvimento haja vista na sua história desde a criação em 1929 com a criação do Instituto Nacional do Livro (INL) o mesmo vem evoluindo e se aperfeiçoando e aumentando a sua contribuição para a melhoria da qualidade do ensino e incentivando a leitura de alunos, de professores e visando a formação de uma sociedade culta e com visão critica.
A minha pesquisa realizada com base no monitoramento de algumas escolas da SME (Secretária Municipal de Natal), onde verificamos pontos positivos e negativos do programa, obtido através de observações nas entrevistas com os gestores, professores e alunos. Observamos que hoje há uma dependência enorme da comunidade escolar em relação ao programa do livro didático. Os professores e coordenadores pedagógicos desenvolvem todo o seu cronograma de trabalho anual baseado no material fornecido pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).
Porem essa dependência cria situações constrangedoras na escola, que é a falta de livros no ano seguinte ao recebimento motivado pela conservação dos livros, para atenderem o prazo de uso de três anos. Bem como a dificuldade de uso da reserva técnica prevista que não atende a demanda das escolas. Isso ocorre ainda por vários motivos que são: evasão escolar e o maior deles é a conservação do material fornecido aos alunos.
Porem mesmo com esses pontos negativos, o programa tem evoluído bastante e apresenta um avanço enorme quando se refere a forma de escolha do