Programa Ministerio da Saude.do
6830 palavras
28 páginas
Programa Nacional de Imunizações (PNI)Inusitados associados temporalmente às aplicações de Imunobiológicos. As indicações para os Imunobiológicos especiais estão normatizadas no Manual dos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais — CRIE, do Ministério da Saúde — MS, 3ª edição, 2006. Os povos indígenas apresentam um perfil diferenciado de saúde, com grave quadro de iniquidade, se O PNI é composto por módulos que consolidam em um único banco de dados os subsistemas já existentes no PNI, permitindo relacionar todas as suas variáveis. A entrada de dados é individual, por procedência e para todas as estratégias rotina, intensificação, bloqueio, campanha e especial e grupos populacionais específicos (quilombolas, privados de liberdade, indígenas, assentados e população geral).
Permite analisar a mobilidade dos indivíduos, adesão e evasão do programa de imunizações, oportunidades perdidas de vacinação, movimentação de imunobiológicos, lotes disponíveis e utilizados (inclusive perdas técnicas e físicas), e notificação de eventos adversos pós-vacinação Possibilita o aprazamento de vacinação, e fornece dados sobre vacinados residentes e não residentes com indicadores de cobertura vacinal e homogeneidade, mais reais que os atuais.
O PNI possui capacidade critica durante a entrada de dados, possibilitando ao usuário do sistema a identificação e correção de inconsistências antes do processamento da informação subsidiando analise qualitativas e quantitativas das ações de vacinação.
Tem caráter descentralizado e universal e teve incentivo para aquisição de equipamentos de informática para instalação. Com adesão de 96% das salas de vacina do país. Cada sala de vacina e município faz o download do sistema e registram os dados, que são disponibilizados no site para acesso pelas demais esferas gestoras.
A vacinação é a maneira mais eficaz de se evitar diversas doenças imunopreveníveis, como varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo,