Programa leirtura guerra civil do brasil

1174 palavras 5 páginas
MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
DECEX – DFA – CPOR/RJ
NPOR - MAUÁ

MATHEUS RESENDE MELO ALVES

GUERRA CIVIL DO BRASIL – 1893/1895

Araguari
2012
MATHEUS RESENDE MELO ALVES

GUERRA CIVIL DO BRASIL – 1893/1895

Projeto de leitura apresentado à Banca Examinadora do NPOR, como requisito parcial para conclusão do Curso de Formação de Oficiais da Reserva.

Araguari
2012
RESENHA CRÍTICA
GUERRA CIVIL DO BRASIL – 1893/1895
GUERRA CIVIL DO BRASIL – 1893/1895

O livro lido relata os acontecimentos da Guerra Civil do Brasil, sintetizada na figura magnífica do Almirante Saldanha da Gama a apoteose gloriosa da Marinha do Brasil na resistência que opôs aos elementos que o atacaram, sob o princípio do legalismo. Nele foi observado descrição minuciosa e documentada dos acontecimentos políticos até o desastroso combate no Campo de Osório, a morte dramática do Almirante Saldanha da Gama e dos seus comandados da brigada naval.
A Revolução Federalista (também conhecida como “Guerra Civil”) ocorreu no sul do Brasil logo após a Proclamação da República e teve como causa a instabilidade política gerada pelos federalistas (ou maragatos, ou quero-queros, ou gasparistas) que eram direcionados por Gaspar da Silveira Martins com a pretensão de libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio Prates de Castilhos então presidente do Estado, que era o lado dos republicanos (ou chimangos, ou pica-paus, ou castilhistas), e também conquistar uma maior autonomia do estado do Rio Grande do Sul, descentralizando o poder da então recém-proclamada República.
Em quase todas as cidades do estado do Rio Grande do Sul, foram assassinados inúmeros cidadãos, somente por terem politica contraria a de Castilhos, o dominador.
Por este motivo muitos Rio-Grandenses emigraram para as Repúblicas do Prata, e na fronteira do Rio Grande organizaram forças, sob o comando de chefes prestigiosos, todos sob a chefia suprema do General Silva Tavares, e direção política de Gaspar da Silveira

Relacionados