Programa interação
Pedagogia - 5º período
Educação e Movimentos Sociais: Aspectos históricos e políticos
Programa Integração
Em 1983 foi fundada a Central Única dos Trabalhadores (CUT) que advêm da luta dos trabalhadores e trabalhadoras contra a ditadura militar que foi o período em que os militares governaram o Brasil. As características predominantes desta época foram a ausência de democracia, a eliminação de direitos constitucionais, censura, perseguição política e coerção a todos que eram contra o regime militar.
Este fato ocorreu de 1965 até 1985 quando o colégio eleitoral escolheria o deputado Tancredo Neves, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da República. O mesmo era integrante da Aliança Democrática o grupo de oposição formado pelo PMDB e pela Frente Liberal.
Era o fim do regime militar, porém, Tancredo Neves adoeceu antes de assumir e faleceu. A partir disto quem assume é o seu vice-presidente José Sarney. Em 1988 é aprovada a Constituição de 1988 que extinguiu os indícios da ditadura militar e estabeleceu princípios democráticos no país. A CUT teve uma significativa participação na Assembléia Nacional Constituinte de 1988, ao lado de partidos políticos democráticos, propondo e lutando pela aprovação de leis que garantissem uma relação democrática na sociedade que atenderia os direitos individuais e coletivos. Com a criação da nova constituição do Brasil o povo através das eleições passaram a escolher o presidente da República (mandato presidencial de 5 anos), governadores de estados e prefeitos municipais, foi assegurado o direito do voto para os analfabetos, voto facultativo para os jovens de 16 a 18 anos de idade e acabou com a censura aos meios de comunicação, obras de arte, músicas, filmes, teatro, etc.
Já no inicio da década de 90 havia uma grande preocupação da CUT e de vários setores dos movimentos sindicais