Programa geometria java
Francisco de Assis Costa Gomes Filho
1. Quais as fases de um programa em um ambiente típico Java?
Edição, compilação, carrega, verificação e execução.
Edição - Programador escreve o programa (e armazena em disco)
Compilação - Compilador cria o bytecode a partir do programa
Carregar - Class loader armazena o byecode na memória
Verificar - Verificador garante que o bytecode não infringe requisitos de segurança
Executar - Interpretador traduz o bytecode para linguagem de máquina 2. Como se faz para compilar e executar um programa escrito em Java?
O processo de compilação de um programa Java é feito de acordo com os seguintes passos: o código fonte (extensão .java) é compilado e armazenado em um arquivo de extensão .class. De cara, percebe-se a impossibilidade de utilizar-se de DOS como sistema operacional para a elaboração de aplicativos Java, uma vez que o mesmo tem um suporte limitado a nomes de arquivos. Mas essa limitação quanto ao nome dos arquivos é somente a razão aparente da não-portabilidade de Java para DOS. A grande razão reside no fato de que Java foi projetada para sistemas de 32 bits, e só foram escritas Máquinas Virtuais Java para ambientes de 32 bits.
A portabilidade de Java depende fortemente da existência de JVMs que rodem em diversas plataformas. Um programa Java rodará em um computador se existir uma JVM que nele rode. Ao contrário de programas Java, as JVMs devem ser programas feitos e compilados para máquinas específicas, de forma que serão as JVMs as responsáveis pela tradução de bytecodes Java para as linguagens nativas das máquinas.
O conjunto de instruções da Máquina Virtual Java é otimizado para ser pequeno e compacto, tendo sido elaborado para ser uma espécie de processador RISC virtual: a rapidez da interpretação às vezes é sacrificada para garantir esse reduzido conjunto de instruções.
O compilador mais utilizado para a transformação de arquivos-fonte java (.java)