Programa de treinamento para recuperação de bursite voltado ao ciclismo
O QUE É BURSITE?
Também conhecida como Síndrome do Impacto, a Bursite é a inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares. A bursite ocorre principalmente nos ombros, cotovelos e joelhos.
Os sintomas mais comuns da bursite incluem, dor, edema, inflamação e restrição de movimento.
As causas da bursite no ombro incluem o uso excessivo desta articulação, mas também pode ocorrer devido a traumatismos, lesões por esforço repetitivo, artrite reumatoide, gota, pancadas diretas no ombro e infecções pós-cirúrgicas.
O tratamento para bursite normalmente, inclui a aplicação de gelo na articulação, uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Nos casos de bursite crônica pode ainda ser recomendadas injeções de corticoides no ombro para reduzir a inflamação. Os exercícios físicos também são indicados no tratamento, a fim de fortalecer os músculos e diminuir a inflamação.
A bursite mais comum é na bursa subdeltóidea (bolsa encontrada entre o músculo deltóide e o úmero). Esta, quando inflamada, aumenta de tamanho e é comprimida pelo músculo, causando muita dor e desconforto, como se o braço estivesse “pesado”. Para este caso, os exercícios terão o papel de descomprimi-la e fortalecer os músculos para recuperar os movimentos limitados pela dor.
Com o enfraquecimento muscular que ocorre nos idosos, esta doença é mais comum na terceira idade.
Como neste caso, o cliente é um idoso de 67 anos, que deseja iniciar um programa de treinamento para pedalar em rotas alternativas e turísticas, mas possuí bursite no ombro direito, pretende-se desenvolver um trabalho inicial voltado ao fortalecimento da musculatura desta região dentro de um programa de musculação.
Será realizada uma avaliação física e antropométrica