Programa de saude do idoso
CURSO DE ENFERMAGEM
TURMA: EN4AB34
A TUBERCULOSE NA ÁREA DE ITACOATIARA
MANAUS - AM
2012
JOELMA CECÍLIA BACELAR DA SILVA
UBIRATAM RESENDE JUNIOR
A TUBERCULOSE NA ÁREA DE ITACOATIARA
Orientador: Prof. Sebastião
MANAUS – AM
2012
OBJETIVOS: 1. Objetivo Geral: • 1.1 Avaliar os fatores que contribuem para o aparecimento de novos casos de Tuberculose na área urbana de Itacoatiara.
2 Objetivos Específicos:
• 2.2 Identificar as causas mais comuns para o aparecimento de casos de tuberculose. • Relacionar as práticas de trabalho dos profissionais da área de saúde com os pacientes de tuberculose. • Conhecer o papel do profissional de saúde que trabalha na área urbana do programa de tuberculose na cidade de Itacoatiara.
3 PROBLEMATICA: A tuberculose sempre foi um problema de saúde pública. E, portanto continua a merecer especial atenção tanto dos governantes quanto dos profissionais de saúde e da sociedade como um todo. As abordagens para as questões dessa temática supõem que a saúde publica não está viabilizando tantos casos existentes de manifestação do bacilo na cidade, por que não analisar todos eles.
4 JUSTIFICATIVA: Em 2001, de acordo com o Ministério da Saúde (2003), o número de casos notificados de tuberculose no Brasil foi 82.866 e o coeficiente de incidência de 48,0/100.000 habitantes. No mesmo ano, o número de óbitos foi 5.396 e o coeficiente de mortalidade de 3,1 por 100.000 habitantes. Segundo o Ministério da Saúde (2003) a taxa de abandono do Brasil é de 12%.
A tuberculose ainda apresenta os critérios de priorização de um agravo em saúde publica, ou seja, grande magnitude transigência e vulnerabilidade. Além disso, a associação da tuberculose com a infecção pelo HIV representa um desafio adicional em escala mundial.
Na área