Programa de necessidades de uma escola
Ao se elaborar o projeto do prédio escolar, faz-se necessária sua adequação às exigências dos programas de ensino, dos usuários e da comunidade em geral. A avaliação de prédios escolares deve abranger:
Programa arquitetônico: questões e sugestões relativas a fluxo gramas, organogramas, funções a serem desenvolvidas e dimensionamento dos ambientes.
Conforto ambiental: adequações com relação à iluminação e à ventilação, eficiência das circulações, dimensionamento dos compartimentos, qualidade dos espaços, observando-se as especificidades da edificação.
Segurança: interna e/ou externa.
Obras civis e de instalações prediais: usando materiais adequados e técnicas construtivas modernas, pois a intensidade no uso das instalações físicas das escolas exige o emprego de materiais duráveis e de boa qualidade na estrutura, nas vedações, nos acabamentos e nas instalações.
Paisagismo.
Mobiliário específico.
Comunicação visual.
Caracterização do edifício escolar
O espaço físico que servirá às funções e às atividades previstas no programa(formas, proporções e articulações) e as técnicas utilizadas para a construção desses espaços físicos (estrutura, instalações e detalhes construtivos) são definidos de modo simultâneo, pois a decisão sobre um influencia as diversas alternativas possíveis para o outro. O conhecimento das condicionantes físicas locais – topografia, acessos, tipo desolo, clima, entre outros, dá-se por meio de levantamentos e análises e deve, também, levar em conta o custo da terra, as facilidades construtivas, a infra- estrutura urbana existente ou em implantação, tudo concorrendo para o diagnóstico da área.
Escola de ensino fundamental
1°, 2°, 3°, 4°, 5° , 6°, 7° , 8° e 9° série . Alunos por sala: 30
02 salas por Série, Classe. Total de Alunos: 540 por turno.(9 x 30 = 270 x 2 = 540)
PROGRAMA DE NECESSIDADES