Programa de Desenvolvimento Profissional de Jovens Aprendizes
Pós-Graduação em Modelos de Gestão Estratégica de Pessoas
Trabalho Final - Disciplina Gestão de Projetos
Programa de Desenvolvimento Profissional de Jovens Aprendizes
Turma 16
Professora: Marisa Villas Bôas Dias Aluna: Laís Kater Menegon Pucciariello
Termo de abertura
Título
Programa de Desenvolvimento Profissional para Jovens Aprendizes.
Contexto
A empresa XYZ, de maquinário agrícola possui 50 anos de mercado e é de origem familiar com uma estratégia voltada à inovação. Dentre os valores da empresa, destaca-se a importância da cidadania, de ajudar ao próximo e do constante aprendizado como forma de prosperar e inovar o negócio. Dessa forma, os programas voltados a questões sociais são de grande valia para o Conselho e também para seus funcionários.
Diante um aumento de desligamentos voluntários de Jovens Aprendizes, a área de Recursos Humanos buscou patrocínio para o desenvolvimento de um Programa de Desenvolvimento Profissionais de Jovens Aprendizes.
A contratação de Menores Aprendizes é de caráter obrigatório, conforme o artigo 429 da CLT e a IN 75/2009, com exceção de micro e Empresas de Pequeno Porte, todas as demais estão obrigadas a contratar no mínimo 5% e no máximo 15% de seu quadro, de menor aprendiz. É também de responsabilidade da empresa garantir que esses profissionais estejam matriculados em cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem - SESI, SENAI, SENAC, etc.
Desse modo, a empresa tem interesse em desenvolver um Programa de Desenvolvimento Profissional de Jovens Aprendizes a fim de capacitar esses jovens para inseri-los no mercado de trabalho e auxiliar no desenvolvimento econômico da região.
Justificativa do programa / Oportunidades
A empresa investirá na capacitação de Jovens Aprendizes com o intuito de desenvolvê-los e integrá-los a dois importantes elos da cadeia de valor da empresa, de maneira a suprir o desenvolvimento da