Programa de autocontrole
Centro de Ciências Humanas – CCH
Curso: Psicologia
Disciplina: Psicopatologia Comportamental
Professora: Denise de Lima O. Vilas Boas Aluna: Rebeca Garcia Data: 25/05/2011
Programa de Autocontrole
Exercício de automodificação
Programa iniciado por: ANA PAULA MAGALHÃES Idade: 43 anos Comportamento indesejado: Ingestão diária de coca-cola no lugar da água Comportamento desejado: Redução do comportamento indesejado Tempo de controle: 3 semanas Observação: 03/04/2011 a 23/04/2011 Sistema de Regulação: 1. Especificar o problema e estabelecer objetivos; 2. Comprometer-me com a mudança; 3. Coletar dados e avaliar as causas do problema; 4. Planejar e colocar em prática um plano de tratamento; 5. Evitar recaída.
Estratégias: Identificação clara dos comportamentos alvo, diminuição da freqüência do comportamento indesejado.
Facilidades: Extinção para eliminar uma resposta do repertório comportamental alterando o ambiente.
Dificuldades: Alterar a freqüência da resposta (tomar coca no lugar de água), ou seja, modificar hábitos e evitar recaídas.
Introdução
A análise do comportamento entende que o autocontrole é um comportamento que precisa ser analisado como qualquer outro comportamento, ou seja, a partir da análise da relação da resposta da pessoa com as variáveis do ambiente.
As respostas são mantidas pelas consequências reforçadoras e o comportamento de autocontrole está diretamente relacionado a uma escolha de respostas concorrentes, ou seja, quando o indivíduo está diante de contingências conflitantes e precisa escolher entre duas respostas que têm diferentes consequências. Neste caso, o meu, que trata-se do uso abusivo de coca-cola diariamente, comportamento que precisa ser extinto ou reduzido em sua freqüência para que o fator saúde tenha relevância em meu cotidiano. Entretanto, não consigo resistir ao