PROGRAMA CICLOVI RIO METROPOLITANO
1849 palavras
8 páginas
1.1. PROGRAMA CICLOVIÁRIO METROPOLITANOO Programa Cicloviário faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) e tem como pilar a multimodalidade. Nele, a bicicleta é vista como um modal de transporte cotidiano, não apenas como alternativa de lazer e esporte. (GOVERNO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO, 2013).
Nos dias de hoje, devido a condição do transito caótico nas grandes cidades e principalmente na grande Vitória, o uso de transportes práticos e sustentáveis esta cada vez mais presente. Desta forma, vamos abranger temas a seguir abordando os principais pontos para maior entendimento.
1.1.1. Programa de Mobilidade
O Programa de Mobilidade Metropolitana compreende mais de 50 ações, entre elas o Programa Cicloviário Metropolitano, a Quarta Ponte, que ligará os municípios de Vitória e Cariacica, pavimentação de 179 quilômetros de vias, reforma de terminais do Transcol, implantação de melhorias na frota de ônibus atual e na comunicação com o usuário do sistema público de transporte coletivo. Além da implantação de novos modais de transporte como o aquaviário e o BRT. (GOVERNO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO, 2015).
De acordo com BERTOLINI; DARROUY, (2014), o objetivo do programa é fomentar a utilização da bicicleta como modalidade de transporte na Região Metropolitana da Grande Vitória facilitando assim o meio de transporte. E ainda, promover a integração entre os diferentes modais: ônibus / barcas / autos, além de investir na educação e segurança no trânsito dos ciclistas.
Acompanharam a apresentação do Programa, no Palácio Anchieta, os prefeitos de Vitória Luciano Rezende, de Vila Velha Rodney Miranda, da Serra Audifax Barcelos, representantes das demais prefeituras, os deputados estaduais Luzia Toledo, Janete de Sá e Luiz Durão, diretores do Detran Carlos Lopes, da Ceturb Leo Cruz, e do Instituto Jones dos Santos Neves José Edil, dentre outros. Prioridade para o Governo, a mobilidade urbana é tema dos principais investimentos da Setop com a parceria e