Programa bim
A construção civil vive em constante processo de aperfeiçoamento e modernização. O melhoramento constante deve-se a um conjunto de aperfeiçoamentos no que diz respeito a tecnologia empregada seja nos matériais, nas técnicas construtivas, como também, em todas as etapas que envolvem o projeto. Essas etapas normalmente são divididas de acordo com a complexidade que o projeto exige e são caracterizadas de acordo com os profissionais que estarão trabalhando nelas.
Cada etapa procura atender a determinadas exigências do projeto, como também, precisam estar em harmonia com as demais etapas promovidas por todos os outros profissionais. Vamos imaginar, por exemplo, a elaboração de um prédio. Quantos profissionais e quantas etapas são necessários para que essa edificação esteja pronta para o uso? Como é a interação desses profissionais e como os seus projetos conseguem ser todos compatíveis ao mesmo tempo em uma mesma edificação?
Essa é uma das maiores desafios que a construção civil enfrenta, a compatibilização de todas as atividades e projetos, como: projeto de instalações elétricas, projeto de instalações prediais, projeto arquitetônico, etc; em um mesmo corpo edificante.
A tecnologia já avançou muito, hoje é possível a elaboração de maquetes eletrônicas e visualizar internamente a interação de todos esses sistemas em uma mesma edificação e assim prever erros e incompatibilidades. Essa esquematização completa do projeto em sua totalidade é feita por programas computacionais e são chamados de BIM (“Building information modeling”), traduzindo para o português: Modelo de informações construtivas. O trabalho presente irá apresentar essa tecnologia que está facilitando a elaboração dos projetos de construção civil, como também, está acrescentando diversas vantagens para esse mercado em crescente crescimento.
BREVE HISTÓRICO
A área da Construção Civil abrange todas as atividades de produção de obras, sendo estas referentes às funções planejamento e