Programa 5S
Segundo Dennis (2008) a cultura 5S tem por objetivo organizar o processo de implementação da sistemática de Qualidade Total. Tem como premissa o desenvolvimento das pessoas, partindo de uma mudança de cultura, conduzindo a empresa ao aumento da produtividade, redução de custos, qualidade de vida, processos e produto.
Segundo Vianna (2008) essa metodologia é originária do Japão, inicialmente nos lares das famílias japonesas, onde os pais ensinavam a seus filhos da infância até a fase adulta. O conceito 5S que teve sua origem no Japão, na década de 50 e inicialmente utilizada nos lares das famílias japonesas, onde os pais ensinavam a seus filhos da infância até a fase adulta e para organização do país, no período pós 2ª Guerra Mundial.
Para o sucesso da implantação do programa é imprescindível a criação de um cronograma que possibilite que todos estejam envolvidos e seja viável que participem de todas as etapas, pois este não é um trabalho de responsabilidade de apenas uma pessoa ou grupo, mas de toda a organização.
Para Fagundes et al. (2009) no Brasil, o Programa 5S começou a ser introduzido nas empresas na década de 90 e ainda há resistência para a implantação do programa com sucesso, pois maioria das empresas apresenta sérios problemas culturais e de comportamento. Isso pode ser observado pelo alto índice de desperdício, acidentes, afastamentos, desorganização, desarrumação, indisciplina e inconsciência. Para mudar este quadro é necessária, inicialmente uma mudança de hábito, valores e atitudes. No Brasil, desde o início da industrialização, as empresas apresentam sérios problemas culturais e de comportamento. Isso