Progeto pedagogico
NO FINAL DAS CONTAS, SERIA UMA ALUSÃO AO PROCEDIMENTO BEHAVIORISTA UTILIZADO PELOS CIENTISTAS DO FILME PARA REINTEGRAR À SOCIEDADE O JOVEM ALEX, CONSIDERADO COMO UM "ANIMAL" E, POR ISSO MESMO, "DOMESTICÁVEL".
A LARANJA MECÂNICA, PRODUZIDO EM 1971, FICOU PROIBIDO EM VÁRIOS PAÍSES. NO BRASIL, SÓ FOI LIBERADO PELA CENSURA EM 1978. BASEADO NO ROMANCE HOMÔNIMO DE ANTHONY BURGUESES É, DE FATO, UM FILME PERFEITO.
TUDO NELE SE ENCAIXA COM PERFEIÇÃO – CENÁRIOS, LOCAÇÕES, FIGURINOS, ATORES, FOTOGRAFIA E MÚSICA – PARA CRIAR UM AMBIENTE APARENTEMENTE DISTANTE DO NOSSO, UM MUNDO CAÓTICO E SOMBRIO EM QUE ALEX, UM JOVEM INGLÊS QUE LIDERA UM GRUPO DE DELINQÜENTES, SAI PELAS MADRUGADAS USANDO ALUCINÓGENOS, ESPANCANDO MENDIGOS IDOSOS E VIOLENTANDO MULHERES, ENTRE OUTROS DESATINOS.
TUDO EM CLIMA DE PURA DIVERSÃO E SARCASMO.
NUMA DE SUAS INVESTIDAS, O BANDO COMETE UM HOMICÍDIO, O QUE LEVA O LÍDER ALEX PARA UMA CASA DE DETENÇÃO. CONDENADO A CATORZE ANOS DE PRISÃO PELA MORTE DE UMA MULHER, O JOVEM ESQUIVA-SE DO ASSÉDIO DE HOMOSSEXUAIS E DA VIOLÊNCIA DOS OUTROS PRISIONEIROS.
PARA CONSEGUIR UM MELHOR TRATAMENTO, AUXILIA O CAPELÃO DO PRESÍDIO NAS ATIVIDADES RELIGIOSAS. AO SABER QUE ESTÁ SENDO UTILIZADO UM NOVO MÉTODO "MÉTODO LUDOVICO", DE RECUPERAÇÃO DE PRISIONEIROS QUE GARANTE A LIBERDADE IMEDIATA, ALEX CANDIDATA-SE DE IMEDIATO, CONTRA A VONTADE DO CAPELÃO E DO DIRETOR DO PRESÍDIO. TRATANDO ASSIM O MAIS PURO BEHAVIORISMO, QUE CONSISTE EM "CONDICIONAR" O PACIENTE A REJEITAR TODO COMPORTAMENTO "ANORMAL". ALEX É COLOCADO