progeto de intervenção
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II PROJETO DE AÇÃO: T.F. D (Tratamento Fora do Domicilio)
Coordenador do curso: Prof.ª Rodrigo Eduardo Zambon
Jacobina
2014
Maria Filomena Pereira da Silva
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II
PROJETO DE AÇÃO: T.F. D (Tratamento Fora do Domicilio)
Jacobina
2014
1-Apresentação:
O projeto visa levar informação ao usuário que procura a Unidade de Saúde para tratamento médico fora de seu domicilio. Visto que muitos desconhecem a existência desse programa e como funciona e quais benefícios são oferecidos ao seu usuário.
O T.F. D (Tratamento Fora de Domicílio) foi instituído pela Portaria nº. 55/99 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde) é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem quando esgotado todos os meios de atendimento. Assim, o TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica à unidade de saúde referenciada em outro município ou Estado da Federação, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário a este tratamento e aos recursos orçamentários existentes.
Destina-se a permitir o fluxo dos pacientes que necessitem de assistência médico hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva, por isso a necessidade de organização dos fluxos de encaminhamentos de acordo com a proposta de Regionalização de cada Estado. O Tratamento Fora do Domicilio é regulamentado, no âmbito nacional.