Progestão
Na LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico, que são: eixo de flexibilidade, eixo de avaliação e eixo de liberdade.
O eixo de flexibilidade vincula-se à autonomia, possibilitando a escola a organizar o seu próprio trabalho pedagógico.
O eixo da avaliação reforça um aspecto importante a ser observado nos vários níveis do ensino público (artigo 9°, inciso VI).
O eixo da liberdade se expressa no âmbito do pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas (artigo 3°, inciso III) e da proposta de gestão democrática do ensino público (artigo 3°, inciso VIII), a ser definida em cada sistema de ensino.
Considerando esses três grandes eixos, a LDB reconhece na escola um importante espaço educativo e nos profissionais da educação uma competência técnica e política que os habilita a participar da elaboração do seu projeto pedagógico. Nessa perspectiva democrática, a lei amplia o papel da escola diante da sociedade, coloca-a como centro de atenção das políticas educacionais mais gerais e sugere o fortalecimento de sua autonomia.
O coordenador de um grupo é como um maestro que rege uma orquestra. Da coordenação sintonizada com cada diferente instrumento, ele rege a música de todos. O maestro sabe e conhece o conteúdo das partituras de cada instrumento e que cada um pode oferecer. A sintonia de cada um com o outro, a sintonia de cada um com o maestro, a sintonia do maestro com cada um e com todos é o que possibilita a execução da peça pedagógica. Essa é a arte de reger as diferenças, socializando os saberes individuais na construção do conhecimento generalizável e para a construção do processo democrático.
Portanto, a gestão democrática possui um duplo significado: pedagógico, porque pode levar a