Progesterona
É formado pelo conjunto de glândulas endócrinas do corpo humano, responsáveis pela produção de hormônios. Hormônios são substâncias produzidas e liberadas por determinada células, que atuam sobre outras células, modificando seu funcionamento.
As principais glândulas endócrinas estão localizadas em várias partes do corpo, são elas: hipófise, tireoide, paratireoides, suprarrenais, pâncreas e as glândulas sexuais.
Hipófise
A hipófise é uma glândula relativamente pequena, localizada no centro da cabeça, logo abaixo do cérebro. É considerada a glândula mestre do nosso corpo uma vez que ela produz vários hormônios, sendo que muitos deles estimulam o funcionamento de outras glândulas, como a tireoide e as glândulas sexuais (ovários e testículos). Ela é constituída por dois tipos distintos de células endócrinas, a porção anterior, denominada adenoipófise (origem igual a maioria), e a porção posterior, denominada neuroipófise (origem nervosa).
Tireóide
A tiroide ou tireoide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Ela é uma estrutura de dois lobos localizada no pescoço
Paratireoides
As glândulas paratireóideas são quatro glândulas endócrinas que estão aderidas à parte posterior da glândula tireóidea.
Suprarrenais
As glândulas suprarrenais ou glândulas adrenais são glândulas endócrinas envolvidas por uma cápsula fibrosa e situadas acima dos rins. Nos humanos, a suprarrenal direita tem formato triangular, enquanto a esquerda tem a forma de meia-lua. Elas são constituídas por dois tecidos secretores bastante distintos: um forma a medula( porção mais interna) da glândula, enquanto o outro forma o córtex (porção mais externa).
Pâncreas
O pâncreas é uma glândula de aproximadamente 15 cm de extensão do sistema digestivo e endócrino dos seres humanos que se localiza atrás do estômago e entre o duodeno e o baço. Ele é tanto exócrino (secretando suco pancreático, que contém enzimas digestivas) quanto endócrino (produzindo muitos hormônios