Prog Estrut
Professores autores
Anne C arolyne C unha Martins
Eduardo Aranha
Julliane C avalcanti
Keivilany Janielle de Lima C oelho
Aula 14 –Desenvolvendo um jogo da velha
Apresentação
Na aula anterior, encerramos todo o conteúdo teórico de nossa disciplina, estudando as funções gráficas. Vimos, ao longo de todo a disciplina de Programação Estruturada, como utilizar os principais recursos disponíveis na linguagem de programação C. Durante o nosso estudo, você teve a oportunidade de exercitar todos os conteúdos abordados de forma prática, visualizando o funcionamento de programas simples ou trechos de programas.
Nesta aula, vamos aplicar o conhecimento que adquirimos no estudo de nossa disciplina de uma forma interessante e divertida. Vamos desenvolver um Jogo da Velha. Desenvolveremos, na aula de hoje, o jogo básico, com instanciação de jogadores e das posições de marcação no tabuleiro. Ao longo da implementação, você verá os trechos de código para cada funcionalidade e poderá implementar você mesmo o que aprender aqui.
Objetivos
Ao final desta aula, você será capaz de:
Desenvolver as funcionalidades mais básicas de um jogo da velha.
Identificar, no código do jogo, funcionalidades aplicáveis a outros jogos de tabuleiro, como o jogo de damas
Jogo da velha
Você já deve conhecer o jogo da velha. Trata-se de um jogo em turnos alternados entre dois jogadores, que se passa em um tabuleiro de nove posições (3 x 3). No jogo, cada jogador, em sua vez, faz uma marcação em uma das posições do tabuleiro, sendo essa marcação o símbolo ‘X’ ou o símbolo ‘O’. Veja o tabuleiro do jogo da velha na Figura 1.
Figura 1 - Tabuleiro do jogo da velha
A marcação, no jogo da velha, é feita de forma alternada, até que todo o tabuleiro seja preenchido (nesse caso, ocorre empate) ou até que, antes disso, um dos jogadores complete uma sequência de três símbolos em uma linha, coluna ou diagonal. O jogador que completar primeiro a sequência,