profuncionário
Nesse período a criança encontra-se em uma total dependência biológica do organismo materno, mas já se faz presente no meio social por meio dos seus movimentos através das mexidas na barriga da mulher grávida.
Estágio impulsivo Com o nascimento, surge uma nova fase, na qual a criança já depende de si própria em relação à respiração e a capacidade de autorregulação da temperatura do seu organismo. No restante, sua dependência com o meio, especialmente com a mãe é de total exigência de atenção.
Estágio Emocional
Neste estágio a criança já é capaz de manifestar uma grande quantidade de expressões emocionais, tais como a raiva, a dor, a tristeza e a alegria. Daí a importância de conversar com a criança, pois é por meio da linguagem que ela vai se apropriando da cultura em que estar inserida.
Estágio sensório- Motor
Do primeiro ano de vida ao começo do segundo, a criança procura explorar o mundo ao seu redor. A partir daí começam os conflitos entre as crianças e os adultos. Elas não têm idéia dos perigos, mas precisam explorar e conhecer o que está a sua volta.
Período do Personalismo Por volta dos três anos, surge etapa em que a criança passa a ser o foco principal. É o famoso período em que a criança diz não para tudo, mudando de opinião sem explicação, o conflito às vezes acaba por imobilizar a criança, então o único recurso é chorar
Período da