Profição
De maneira geral, o estatístico deve ser um profissional que, baseado em conhecimentos sólidos e atualizados, seja capaz de abordar com proficiência os problemas usuais de sua área de atuação: coleta, organização e síntese de dados, ajuste de modelos - e ter a capacidade de buscar informação para a solução de problemas novos e, encontrando-as, ser capaz de entendê-las e implementá-las. Além disto, em todas as suas atividades devem estar presentes, a curiosidade pelo conhecimento novo e uma postura ética diante dos fatos.
Existem vários perfis profissionais que podem ser tomados como referencial para o delineamento dos perfis dos formandos em Estatística em cada IES: * aqueles que pretendem ingressar em cursos de pós-graduação e atuar em universidades e centros de pesquisa; * aqueles profissionais que, frequentemente em parceria com profissionais de outras áreas, são capacitados a resolverem problemas que envolvem a coleta, e sistematização e análise de dados. Este perfil abriga profissionais com uma grande variedade de formações possíveis: Bioestatística, Estatística Experimental, Qualidade e Confiabilidade, Marketing, Estatística nas Ciências Sociais, Econometria, Ciências Atuariais, Estatística Espacial e Estatística Ambiental; * aqueles profissionais que se dedicarão à disseminação do conhecimento estatístico em diferentes organizações sociais, mas de forma especial nas escolas de ensino fundamental e médio.
Mercado de trabalho
A diversidade de atuação é um dosgrandes atrativos da Estatística, que pode promover a melhoria da eficiênciae também a solução de vários problemas práticosimportantes em quase todas as áreas do saber: das ciências naturaisàs sociais. Exemplificamos, a seguir, algumas das áreas em quea atuação do estatístico adquire maior relevância,bem como as principais atribuições desse profissional. Matérias
- Cálculo Diferencial e Integral
- Geometria Analítica
- Álgebra Linear
- Informática Básica
-