Profissões
As crianças desde muito cedo apresentam grande interesse pela vida do adulto, e desse modo as profissões aparecem com frequência em suas brincadeiras de faz de conta. Enquanto as crianças brincam, elaboram e reelaboram as profissões colocando-se no lugar dos pais ou do professor.
Com intuito de ampliar ainda mais o repertório das crianças e ajudá-los a conhecer um pouco mais algumas profissões, como atuam e seus instrumentos de trabalho mais comuns, este projeto busca através de atividades lúdicas, simples e divertidas trabalhar todas estas questões.
OBJETIVO GERAL Mostrar às crianças as diversas profissões e sua importância para a sociedade, despertando a curiosidade, valorizando e respeitando as diversas profissões e também desenvolvendo o raciocínio lógico a expressão oral, coordenação motora, percepção auditiva e visual da criança.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões;
Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Desfazer qualquer forma de preconceito que possa existir sobre as profissões, etnias e gênero.
DESENVOLVIMENTO * Roda de conversa sobre a profissão dos pais e quais as profissões existentes na escola; * Cards com figuras que remetem à profissões(objetos que os profissionais utilizam e ou frutos deste trabalho) para que as crianças escolherem o que querem ser quando crescer; * Informática: Vídeos com profissões; * Fantoche das profissões que as crianças mais citaram, jogo simbólico entre pares; * Jogo de adivinhação com cards de profissões; * Desenho da minha profissão preferida. * Cards com figuras que remetem à proFissões; * Informática: Vídeos com profissões; * Fantoche das profissões; * Jogo de adivinhação; Desenho da minha profissão preferida.
AVALIAÇÃO
As crianças passaram a entender melhor a diferença entre o faz de conta e a realidade, no início muitos meninos gostariam de ser super-heróis e as meninas princesas, com o passar do tempo