PROFISSÕES JURÍDICAS DIREITOS E DEVERES
1-DIREITO E DEVERES DOS ADVOGADOS
Tendo em vista que a profissão do advogado, é tão importante nas civilizações modernas justamente em virtude de responder tal profissional por pessoas que se viram desamparadas diante de violação a direito. Servir-lhes-á a ética de parâmetro para o exercício da atividade profissional em qualquer hipótese, e em qualquer situação.
A própria Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de modo a viabilizar disposições éticas em um quadro normativo e a padronizar regras deontológicas fundamentais, elaborou o Código de Ética e Disciplina da OAB, verdadeira síntese dos deveres éticos de tais profissionais, operadores que, de acordo com o artigo 133 da Constituição Federal, são essenciais à administração da justiça. [05] Teceremos breves comentários acerca de tal codificação.
O advogado, em seus deveres para consigo mesmo, que exteriorizam seu modo profissional de ser, é dotado de inúmeras responsabilidades e deveres. Poderíamos destacar dentre eles dois dos principais, que não só lhe serão imputados como deveres, mas sim como condição essencial inerente à sua pessoa: a probidade e a palavra.
Claro que em todas as profissões, mormente as carreiras jurídicas, a probidade é sempre exigida, pois o homem ímprobo não pode ser considerado honesto ou bom, não sendo, pois, condizente com o ético. Agir de acordo com zelo e amor pela profissão faz do advogado a última esperança a serviço de seu cliente, que na maioria das vezes já tentou diversos modos para resolução de seu problema e se vê desamparado, acreditando fielmente que seu procurador poderá responder-lhe e trazer-lhe resultados positivos.
Muitas vezes exige a probidade um afinco por parte do profissional de tal maneira que o mesmo se imaginasse titular do direito, como se fosse o autor da ação, de modo que caso ganhasse, seria ele o vencedor, e se perdesse, arcaria com todas as consequências. Tal pensamento é deveras magnânimo, pois