profissão contábil
Disciplina: Contabilidade
Introdução A contabilidade é uma das ciências mais antigas e complexas, existe desde os primórdios da civilização, quando o homem sentiu a necessidade de controlar seus bens. Desde então foi evoluindo adquirindo normas até chegar a dinâmica atual. Essa ciência foi ganhando espaço no Brasil, na medida que foi exigido maior controle sobre o patrimônio e como consequência foram criados princípios e normas técnicas, para que essa ciência acompanhasse os avanços do contexto sócio-econômico e financeiro. Dessa forma, a pesquisa atual mostra que a realidade da profissão contábil não se restringe apenas aos aspectos fiscais e tributários, sendo o profissional indicado para assumir a controladoria das organizações, responsável por desenvolver e gerenciar um sistema de informações financeiras, econômicas, patrimoniais e de produtividade.
Fundamentação Teórica
2.1- O conceito de contabilidade A contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio, objetivando servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores envolvidos com a empresa. Permite também registras as transações de uma entidade que possam ser expressas em termos monetários, e a importância de registrar essas transações são diversas como: necessidade de comprovar a veracidade; possibilidade de reconstituir, a necessidade de registrar as dívidas contraídas, os bens adquiridos, ou o capital que os proprietários investiram. Sua finalidade é fornecer informações sobre o patrimônio, informações de ordem econômica e financeira, que facilitará as tomadas de decisões.
2.2- A história da contabilidade A fase inicial da contabilidade data desde os primórdios até 1202 d.C, que surge para atender a necessidade de avaliar a riqueza do homem. Na contabilidade do mundo medieval(1202-1494), com a ajuda do Frei Luca Paccioli, há a enfatização do sistema de partidas