Profissão contabil, presente e futuro
Professor José Carlos Marion
A imagem dos profissionais da Contabilidade no Brasil, nos demais países em desenvolvimento e nos países subdesenvolvidos está muito aquém daquela nos países desenvolvidos. A certificação do Contador na Inglaterra é dada pela rainha. Nos Estados
Unidos, se você perguntar qual a vocação que alguém quer para seu filho, aparecem as profissões de médico, advogado e contador. Em alguns estados americanos o contador é o mais bem remunerado entre as profissões liberais. Lá, os auditores são uma classe privilegiada, ganham uma fortuna, jogam golfe e são muito respeitados. Isto acontece em outros países desenvolvidos.
No momento, no Brasil, a realidade não é tão positiva. Porém, está mudando muito rapidamente e com certeza surpreenderá a muitos. A vinda de empresas estrangeiras para o Brasil trouxe e ainda trará muitas oportunidades aos profissionais da Contabilidade.
O processo da Globalização é um caminho sem volta. No Caso do Paraná, muitas empresas têm aqui se instalado em função da florescente indústria automobilística, abrindo novas perspectivas aos profissionais da área contábil, além do desenvolvimento e crescimento das empresas locais.
Na área dos negócios a linguagem universal é a Contabilidade. Da mesma forma que se busca aprender a língua inglesa como idioma internacional para se comunicar, no mundo dos negócios é imperativo conhecer a Contabilidade.
O Brasil tem hoje, aproximadamente, 335 mil profissionais registrados nos
Conselhos Regionais de Contabilidade, sendo 193 mil Técnicos em Contabilidade e 142 mil Contadores. No Paraná, são 10 mil contadores e 11 mil Técnicos em Contabilidade, totalizando 21 mil profissionais na área.
Os Estados Unidos formam 50.000 novos contadores a cada ano. Considerando que nosso universo de empresas chega a quase 4,5 milhões, podemos obter um quociente de um profissional habilitado para cada 45 empresas. Em sentido meramente algébrico, cada