profissionalizaçãoxeducação para o trabalho
391 palavras
2 páginas
PROFISSIONALIZAÇÃO X EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO.Há muitos anos os Portadores de Necessidades Especiais lutam para garantir o seu direito de viver com igualdade dentro da sociedade. Apesar de toda a sua luta, o preconceito e a falta de informação são ainda os seus maiores problemas. Diante disso a Lei 8.213/91, aprovada há nove anos e reeditada em 1999, garante uma cota de vagas em empresas para deficientes, variando de 2% a 5% do quadro de funcionários, dependendo do total de empregados que a mesma possuir. A lei abrange apenas aquelas que tenham mais que 200 pessoas registradas. Com isso os deficientes avançam no reconhecimento da igualdade de seus direitos, resultado da luta de inúmeras entidades que muito tem contribuído para a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho.
Um breve histórico da Inclusão do Portador de Necessidade Especial no Mercado do Trabalho, existem algumas entidades criadas com o objetivo em preparar o profissional deficiente para o mercado de trabalho, como é o caso da Avape – Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais, criada há 17 anos por funcionários da Volkswagen em parceria com AACD. Há vários trabalhos de preparação profissional desenvolvidos pela Avape. , em programa de trabalho que utiliza quatro matérias-primas cedidas pela Volkswagen e experiência de funcionários aposentados da empresa, para produção de próteses e aparelhos que viabilizam a reintegração do portador de deficiência física à vida social e profissional.
Em nossa pesquisa também encontramos essa instituição: Centro de Habilitação “Promove“ / Vila Penteado-SP
Atende crianças e jovens de 6 a 18 anos, portadores de deficiência auditiva, física - todos os quadros; mental leve e moderada; distúrbios da comunicação, de comportamento e específicos da aprendizagem.
Oferece oficinas profissionalizantes de: corte/costura artesanato, padaria e jardinagem.
Em Bauru contamos com o SEEASP (Serviço de Educação Encaminhamento Acompanhamento e Supervisão