profissional do serviço social
A desigualdade social como todos nós sabemos é muito grande no Brasil, e atinge a grande maioria da população, a antropologia vem ressaltar a grande importância na formação e no trabalho do assistente social. A contribuição da mesma é justamente fazer com que o profissional, olhe para o outro, enxergando o outro que esta ao seu lado respeitando suas diferenças. A antropologia faz com que o assistente social veja que o mundo esta sempre mudando, o profissional tem que ter um olhar critico e uma atitude renovadora, que possa assim transformar em compromisso, buscando por uma melhor e mais justa relação, entre as pessoas, ou seja, o saber antropológico nos permite ver, compreender, analisar as diferenças sociais e culturais que existe entre pessoas.
Os profissionais se depararam com diversos grupos sociais, ao qual esses interesses nem sempre irão corresponder aquilo que irão julgar como o melhor e o mais importante para suas reais necessidades, e a antropologia vem para mostrar ao assistente social como ele ira lidar no seu cotidiano com as diferenças sociais, como enxergar os problemas dos outros e identificar quais acontecimentos seria necessário para que essas pessoas aceitam ajuda, e que tipo de ajuda eles realmente precisaram.
A antropologia, nós faz pensar e refletir, sobre costumes e conceitos de diferentes tipos, levando a tomar atitudes de respeitar as formas de pensar dos outros. Enxergando sempre com o olhar humano, e a antropologia vem sempre nos mostrar que devemos respeitar o próximo. O assistente social precisa ter a visão do homem perante a sociedade atual e no exercício de sua profissão, buscando orienta-los entre relações interpessoais fazendo com que as pessoas se empenhem na melhoria do bem estar. O profissional no exercício da sua prática habitual se depara com dificuldades nas qual são específicos à sua natureza, seu objetivo de intercessão, terá que enfrentar problemas