Profissional de recursos humanos:
Posteriormente, lançam-se no Sistema todos os dados do futuro funcionário e marca-se uma data para que o mesmo assine o contrato de trabalho e seja orientado sobre:
- Remuneração; normas disciplinares (carga horária, atraso, hora extra, falta etc.); registro do ponto; benefícios; data de pagamento; uniforme; data de entrega de benefícios.
Conferir toda documentação acompanhada de um check list fornecido pela empresa.
Através do Sistema, calcula-se a rescisão contratual, gera-se e paga-se as guias rescisórias.
Em seguida, efetiva-se a saída do empregado, por meio da “baixa da carteira”, sendo este o penúltimo ato do processo admissional. Por fim, homologa-se a rescisão contratual perante o sindicato dos trabalhadores da respectiva categoria ou na delegacia do trabalho.
A segunda via de vale-alimentação é solicitada por telefone para a central da Ticket Alimentação. Já o pedido de carteirinha de plano de saúde, é feito por e-mail.
Fazer cancelamento de benefícios ao termino do contrato ou desligamento do colaborador.
É um processo contábil de entrada e saída, de crédito e débito, onde por um lado entra a remuneração do empregado (salário mais todas as verbas de crédito como horas extras, adicionais, bônus, gratificações etc.) e de outro os descontos legais (INSS, IR etc.) e os descontos eventuais como vales-refeições, vales, faltam e atrasos etc. (MARRAS, 2002, p. 193).
Além da Administração de Recursos Humanos, a tarefa desenvolvida relaciona-se com a disciplina Contabilidade Geral.
Como vários colaboradores desempenham tarefas em diversos setores distintos, o RH utiliza dois métodos para controlar a frequência dos mesmos: o cartão de ponto (conduzidos aos funcionários que prestam serviços em locais que não possuem relógio de ponto) e o ponto eletrônico.
Ao ser