Profissional da Enfermagem
Profissionais da enfermagem devem exercer a profissão de modo ético e respeitoso, esmerando-se para oferecer ao paciente e a sua família o melhor cuidado possível, que atenda ás suas necessidades de saúde, respeitando seus valores e suas crenças pessoais, para alcançar a recuperação de agravos, o alívio do sofrimento e a promoção da saúde.
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) (2007) descreve que enfermagem é uma profissão regulamentada pelo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE), que orienta seu modo de agir de acordo com princípios estabelecidos, comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, de sua família e da coletividade. Uma das definições sobre erro humano postula que é o “uso não intencional de um plano incorreto para alcançar um objetivo ou a não execução a contento de uma ação planejada” (Konh ET AL.,2000) Uma das características do erro, portanto, é a não intencionalidade. Condutas premeditadamente imprudentes,imperitas e negligentes não decorrem de erros, mas resultam em ações ou planos incorretos.
Erros em saúde são atos não intencionais que resultam de falhas humanas e têm eminentemente sua causa no sistema de atendimento. Erro humano é a terceira causa de morte em países desenvolvidos e diante de tal problemática muitas pesquisas foram e têm sido realizadas com o objetivo de conhecer as possíveis causas de sua ocorrência nas instituições de saúde. Quando ocorre um erro em uma instituição, valores morais e éticos são colocados a prova. Ao revelar que errou, o profissional se depara com questões que envolvem sanções pessoais, com sentimentos de culpa,medo e vergonha; jurídicas pela possibilidade de condenação legal; morais e éticas, em virtude da critica de seus pares e da sociedade(Barreto e Kuramoto,2006)
Cada sociedade tem seus valores morais e éticos e estes são repassados aos que ela pertencem. Ética e Moral referem-se ao