Profetas na vida na história e na bíblia
1. Existem profetas hoje?
Existem.
2. Quem?
Quem se senti desafiado, desinstalado, aquele que coloca seus dons a serviço, são todos batizados capazes de sair de si mesmos, sem medo do diferente, aquele que é iluminado e enviado pela comunidade. Aquele que conhece a comunidade, e tem coragem se ser profeta, o que vale ao encontro do outro, que não leva a mensagem como dono da verdade.
3. Onde?
No contexto urbano em que vivemos, necessita de um processo permanente de descentralização, setorização e nucleação das diversas atividades. Para que isso aconteça se faz necessário que o laicato se torne protagonista e corresponsável, atuando como Igreja nas diversas realidades que nos desafiam.
4. Quando?
Quando há um despojamento de preconceitos, de ideias, coragem e preparação, conhecer o outro e tornar-se amigo do outro, uma gratuidade. Muitas comunidades são resultado de uma caminhada que teve inicio com uma Missão Popular. Muitos agentes pastorais e lideres comunitários se sentem comprometidos enquanto Igreja devido à motivação iniciada pela Missão Popular. O Documento de Aparecida vem reforçar essa visão de uma Igreja discípula missionaria.
5. O que é ser profeta hoje?
Ser Profético não é ser divisor, mas alguém que interage em meio a comunidade para edificá-la naquilo que é específico de sua vocação. Ser profeta hoje é ter uma voz profética na sociedade, ser uma pessoa ativa e seguir os passos de Jesus de Nazaré, o maior de todos os profetas. Diante desafios que nos propõe esta nova época na que estamos imersos, renovamos a nossa fé proclamando com alegria a todos os homens e mulheres, jovens e crianças do nosso continente. Todos os cristãos batizados devem tomar consciências de que foram configurados com Cristo Sacerdote, Profeta e Pastor, através do sacerdócio comum do Povo de Deus. Ser profeta hoje é anunciar o Evangelho, mostrar que Deus é nosso Pai e nós todos irmãos e anunciar que Jesus