profeta Amos
Profeta Amós: protesta e alerta contra as indiferenças, hipocrisia e praticas religiosa
CURITIBA
Marco /2014
EDSON FRANCISCO MOSKO
Profeta Amós: protesta e alerta contra as indiferenças, hipocrisia e praticas religiosa
Trabalho apresentado para obtenção de nota na matéria teologia bíblica do Antigo testamento II, no Curso de Teologia da Faculdade Evangélica do Paraná – FEPAR Professor Doutor José Neivaldo de Souza
CURITIBA
Marco / 2014
Introdução
Fazendo uma analise do livro do profeta Amós, é possível identificar que ele não se intimidou com os perigos de se levantar contra reis e sacerdotes. Protestou contra a diferença na distribuição de riqueza, censurou a hipocrisia e a prática religiosa praticada sem amor, misericórdia e justiça. Sendo assim, suas profecias são usados por outros profetas, poetas e socialistas de todos os tempos, mesmo pelos que nunca conheceram seus escritos, mas que repetem suas ideias essenciais.
Sua missão foi de denunciar oque estava acontecendo com os menos favorecidos e a injustiça e corrupção praticada por aqueles que diziam ser religiosos. Com isso mostrou através de seus oráculos o verdadeiro pensamento de Deus.
Seis aspectos básicos caracterizam o livro de Amós.É primariamente, um grito profético em favor da justiça e da retidão, baseada no caráter de Deus. Enquanto Oseias sentia-se esmagado pela infidelidade de Israel, Amós enfurece-se pela violação dos padrões da justiça e retidão que o senhor traçara ao seu povo.
No novo testamento vemos Jesus alertando sobre o problema que pode causar ao homem que se preocupa com as riquezas, e também com relação a servir a dois senhores as riquezas ou a Deus (Mt 6:21e 24). Vemos também em Tiago uma igualdade de ensino quanto a verdadeira adoração a Deus vem do ouvir e praticar sua vontade, com um tratamento justo