professos
Como vimos na aula anterior que o homem com seu poder natural de desenvolvimento, poder desenvolvido pela capacidade única entre todos os animais, a capacidade de raciocinar.
Com essa capacidade criou e recriou, inventou e reinventou técnicas que atendesse suas necessidades por milhares e milhares de ano:
Revolução comercial:que durou aproximadamente do século XVI ao século XVIII. A moeda tornou-se fator primordial da riqueza e as transações comerciais Revolução agrícola: século XVIII
Trabalho manual
Revolução industrial: expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. A máquina foi superando o trabalho humano migração das zonas rurais para as cidades
A partir do sec 20 iniciou uma preocupação com o todo, com o social, com a qualidade de vida das pessoas. A preocupação que todo o país se desenvolvesse.
B - Processo do Desenvolvimento Econômico
E como se dá o desenvolvimento econômico:
1 – (A) aumento sustentado da renda ou da produtividade por habitante: quando os habitantes estão vendendo e comprando, ou seja, quando a capacidade para comprar e vender. (B) Quando o governo e as empresas estão conectadas para um bem comum o desenvolvimento: o governo propicia abertura de mercado, juros baixos, baixos impostos, rotas e transportes adequados e as empresas conseguem negociar e ocorre o aumento da produtividade (pessoas trabalhando mais). Acesso as necessidades básicas (saúde, educação, habitação...).
EX: (FGV), do início de 2003 até maio deste ano, 48,7 milhões de pessoas entraram nas classes A, B e C no Brasil 9 http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/06/crescimento-da-classe-c-no-brasil-e-feito-enorme-diz-dilma.html); Redução da pobreza extrema; abertura do mercado; o crescimento da renda percapta e a política de distribuição de renda (PAC, facilidade de credito, desburocratização e compra).