Professores
Valeria Cristina Oliveira Santos da Conceição
RA: 910126455
RESUMO: Este artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, baseada na teoria de alguns autores que tratam jogos e brincadeiras na educação infantil como elemento fundamental no desenvolvimento físico, mental e social da criança possibilitando a construção do seu conhecimento e a interação com a realidade de uma maneira prazerosa e interessante.
PALAVRAS CHAVE: jogos; brincadeiras; educação infantil
INTRODUÇÃO Por que as crianças brincam? É procurando responder está questão que este trabalho foi elaborado, buscando compreender a importância de inserir brincadeiras e jogos na proposta pedagógica das instituições de educação infantil. Diversos autores têm dedicado seus estudos procurando explicar e entender como os jogos e brincadeiras podem contribuir para o desenvolvimento da criança e na construção de suas habilidades, conhecimentos e criatividade O brincar é uma atividade própria da criança é uma atividade natural do ser humano,é brincando que ela descobre, explora e compreende o mundo em que vive. È nas brincadeiras que aprende a respeitar regras, cooperar com seus semelhantes e conviver como um ser social Através do brincar a criança desenvolve sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, sua criatividade Foram criadas diversas leis que garantem o direito de brincar, como maneira de assegurar o desenvolvimento integral da criança nas suas múltiplas necessidades.
A BRINCADEIRA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Segundo Wasjkop, a brincadeira tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança e precisa ser compreendida como atividade social especifica e fundamental, pois possibilita a construção do conhecimento e a interação com a realidade. Para Vigotsky o brinquedo tem uma intima relação com o desenvolvimento infantil, é a partir da brincadeira que a criança se desenvolve