professores da edf
»
comunidades
quem é quem
biblioteca
eventos
educação
Contribuições dos Profissionais de
Educação Física na Formação de
Professores da Educação Básica
Por: Tania Marta Costa Nhary.
IX EnFEFE - Encontro Fluminense de Educação Física Escolar
Entrada:
Email:
Senha: (esqueci)
Entrar
Acompanhe:
Apoio:
Like
0
Tweetar
Send to Kindle
Introdução
Professores de educação física ocupam hoje diferentes posições no mercado de trabalho. Em linhas gerais a formação em nível superior dos profissionais desta área destina-se ao bacharelado e/ou a licenciatura, desta forma a escola aparece como uma grande oportunidade de atuação.
Novas tendências educacionais vão surgindo direcionando o trabalho do professor, o que os impulsiona na busca de novos saberes/fazeres. Sendo a escola historicamente um importante lócus de formação humana, devemos pensá-la em todas as suas potencialidades. O espaço/tempo da lucidade tem presença marcante no contexto educacional, porém inúmeros educadores não o valorizam e até mesmo o desprezam.
Como então dar ao jogo e as atividades lúdicas um lugar de destaque no campo educacional? Analisar e discutir as teorias de jogos e suas implicações com a educação se faz necessário, principalmente em cursos de formação de professores da educação básica. O presente trabalho tem como proposta refletir sobre o "lugar" do professor de educação física no contexto escolar e sua relação com os demais educadores na busca das contribuições dos jogos no processo educacional.
A escola e professor de educação física
A educação física escolar é uma área que vem colecionando diversas críticas quanto ao trabalho e desempenho dos professores neste espaço/tempo. Resíduos de uma fase tecnicista ainda acompanham algumas práticas pedagógicas da educação física, o que de certo modo contribui para a resistência deste tipo de trabalho na escola.
Paulo Ghiraldelli Júnior vem desenvolvendo uma pesquisa com alunos