professora
PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO
PROJETO: “Aluno consciente de seus direitos, mas também de seus deveres enquanto cidadão.”
Público Alvo: Alunos, Pais, Professores do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
COLETA DE DADOS
Durante nossa pesquisa conversamos com professores e gestores de algumas escolas, notamos a diferença de atitudes e de conhecimento no que se diz respeito aos programas do livro didático. Existem opiniões de vários aspectos positivos relatando que o PLI vem contribuindo imensamente para o desenvolvimento educacional, entre estes relatos foram citados a distribuição de livros aos alunos do ensino médio, que até pouco tempo as escolas públicas não tinham acesso. De positivo existe também a praticidade de se ter os livros sempre no início do ano letivo. O programa do livro-PLI quando bem realizado promove a formação de um cidadão autônomo ligado somente ao conhecimento imparcial e estático, mas também a fatores culturais. Nos livros didáticos, a cultura assume o papel de escolher os saberes considerados indispensáveis a serem transmitidos, segundo o grupo social que o produz, colocando seu ponto de vista sobre o mundo.
Alguns os professores ressaltaram de positivo também, a vantagem de receber o guia do livro didático, com as opções de livros a serem adotados, agilizando assim o processo de escolha e a distribuição.
Entretanto alguns profissionais da educação, apontaram pontos negativos como: livros que não se encaixam na planilha de conteúdos exigidas pela secretaria de educação, e nem sempre chegam os livros escolhidos. A distribuição nem sempre é satisfatória, pois quando se pede o remanejamento dos livros, alguns vem de coleções diferentes. De negativo também, percebemos durante a pesquisa, a dificuldade de informação por parte de vários professores e gestores, pois nem sempre sabem a quem recorrer quando precisam repor alguns livros. Em alguns casos a falta de