Professora
Tópicos Escolhidos:
Educação através de diferentes métodos, técnicas , estratégias e meios;
Relacionamento direto do professor com cada um dos alunos = respeito à individualidade e ritmo particular no desenvolvimento e assimilação.
Em se tratando de Educação Especial, a EAD vem somar muito para estes estudantes. As diferentes formas de apresentação do conteúdo contemplam os diferentes canais comunicativos de cada indivíduo, suprindo necessidades que ficam engessadas em uma aula tradicional (claro, dependendo do educador). O computador passa então a ser um grande facilitador, oferecendo diversas mídias “Nessa concepção, o aluno exerce o papel de quem usa o computador, também por meio de um software, para explicitar suas idéias, ao invés de ser ensinado por ele, produzindo algo palpável” (SCHLÜNZEN, 2000, p. 76).
Entrando na questão da autonomia, mais uma vez as TICs estão presentes de forma à agregar possibilidades, flexibiizando e se ajustando às necessidades. “Essa abordagem consiste em criar situações que permitem ao aluno resolver problemas reais e aprender com o uso e com a experiência, com os conceitos envolvidos no problema que está sendo resolvido” (SCHLÜNZEN, 2000, p. 76).
Tendo o professor como presença constante e individualizada, fica ainda mais fácil a concepção da construção sólida de um conhecimento, pois sendo individualizada, há o respeito pela velocidade/ ritmo do indivíduo.
Em um contexto onde há o estímulo às atividades diversificadas, à curiosidade, a iniciativa e o desenvolvimento de capacidades, resultarão em um ambiente onde, tanto professor como seus alunos, ambos estarão cientes de suas responsabilidades. Desse modo, os CVAs devem conceber-se como um local, um tempo e um contexto, visando à formação que vai além da representação física, e tornando-se uma concepção de formação com relacionamento interpessoal; deve ter como pressuposto principal o desenvolvimento cultural e científico do cidadão, preparando o