Professor
O objetivo deste trabalho foi analisar a evolução do pensamento contábil simultaneamente à evolução da espécie humana. É enfocado na evolução do pensamento contábil com a própria evolução do conhecimento humano, buscando provar que o pensamento contábil acompanhou a evolução, inclusive participando do conhecimento, a ponto de tornar-se um ramo do conhecimento humano.
Neste estudo, pretende-se acompanhar o desenvolvimento da História da Contabilidade ao longo do tempo, desde seus primórdios até o seu atual estágio e o seu reconhecimento como ciência. Procurou-se através de uma análise analítica estudar a evolução histórica do pensamento Contábil. Foram abordadas as diversas fases (Eras) desse conhecimento desde a primitiva até a fase atual, compreendendo a importância da escrita, do desenvolvimento das civilizações, das influências doutrinárias italianas e americana, o objeto da contabilidade, seus objetivos. Ainda iremos abordar também o uso da informação contábil com a utilização dos relatórios contábeis.
EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.
Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais (pater, patris), denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados.
A origem da Contabilidade está